- TESTE GENÉTICO
Imagine sair do consultório com uma dieta personalizada que atua na prevenção de doenças para as quais você tem maior risco de desenvolver, segundo seu DNA. Isso é possível através do estudo da GENÔMICA NUTRICIONAL, que é uma abordagem revolucionaria da ciência na forma como nutrientes e genes interagem e se expressam para revelar os resultados da forma como o seu corpo funciona, incluindo o risco de doença.
Uma nutrição direcionada ao seu DNA
…porque cada individuo é um ser ÚNICO!
Através da análise do seu código genético é possível determinar como sua constituição genética pode influenciar as recomendações relacionadas com:
- manutenção de peso
- composição corporal
- metabolismo de nutrientes
- saúde cardiometabólica
- modulação da resposta inflamatória, estresse oxidativo e processo de detoxificação
- intolerâncias alimentares
- desempenho em atividades físicas e risco de lesão
A NUTRIGENÔMICA estuda a forma como os nutrientes e componentes bioativos presentes nos alimentos podem “conversar” com os nossos genes e alterar sua forma de expressão e consequentemente os seus produtos resultantes.
A NUTRIGENÉTICA estuda as diferentes respostas do nosso corpo à dieta, tendo em conta a constituição genética de cada um e suas variações. Essa resposta pode ter impacto no peso corporal, nos níveis de colesterol, na pressão arterial, nos níveis de glicose e no risco de desenvolvimento de doenças (ex. DM2, obesidade, e até certos tipos de câncer).
Este conhecimento traz uma nova perspectiva de prescrição e elaboração de dietas personalizadas de acordo com a genética individual!
Os perfis genéticos são feitos através da saliva, capazes de identificar através do DNA a resposta do metabolismo a determinadas dietas, nutrientes e a prática de exercícios físicos.
Fornece informações personalizadas, baseadas na genética e estilo de vida, a fim de ajudar a atingir os seguintes objetivos:
- entender melhor seu metabolismo e características comportamentais;
- atingir e manter um peso saudável;
- obter o máximo benefício da atividade física e exercícios
- otimizar o equilíbrio nutricional de sua dieta.
Há mais de quinze anos, pesquisadores estudam a interação entre o genoma humano e os nutrientes dos alimentos, com o objetivo de promover a saúde por meio de uma alimentação geneticamente personalizada.
- INTOLERÂNCIA ALIMENTAR
Você sabia que sintomas como dificuldade de emagrecer, enxaqueca, fadiga, falta de vitalidade, intestino preso, diarreia crônica ou insônia podem estar relacionados com a ingestão de alguns alimentos?
Na prática, verificamos que, na maioria dos casos, os alimentos ingeridos diariamente são os que mais podem causar essas reações. O teste de intolerância alimentar para 109/ 221 alimentos realizados na clínica identificam os alimentos que provocam essas reações e deverão ser observados, excluídos ou rotacionados, sempre com a devida orientação nutricional funcional para não causar deficiências.
- METABOLÔMICA
Em 1971, Linus Pauling e colegas introduziram o conceito de usar padrões quantitativos e qualitativos de metabólitos para entender o estado fisiológico dentro de um sistema biológico. Metabólitos podem ser compostos que são produzidos durante o catabolismo ou anabolismo endógeno, como aminoácidos, peptídeos, ácidos nucleicos, açúcares, lipídios, ácidos orgânicos e ácidos graxos, bem como produtos químicos exógenos, como toxinas e xenobióticos. O metaboloma é denominado como a coleção completa de metabólitos em uma determinada bioamostra. A metabolômica é o método de caracterização abrangente do metaboloma em células, órgãos, biofluidos ou outros sistemas biológicos. Como exemplo podemos citar o Diabetes. A metabolômica está emergindo como uma ferramenta atraente para a descoberta de biomarcadores no diabetes e suas complicações, uma vez que os metabólitos podem fornecer informações sobre as vias moleculares envolvidas no desenvolvimento e progressão da doença.